BY-ME

BY-ME: BOOSTING YOUNG MIGRANTS’ PARTICIPATION IN EUROPEAN CITIES: DIFFERENT SOLUTIONS TO COMMON CHALLENGES

      O Projeto «BY-ME tinha como objetivo impulsionar a participação dos jovens imigrantes nas cidades europeias de Milão, Lisboa e Barcelona. Foi financiado pela União Europeia no âmbito do programa “Europe for Citizens” (Europa para os Cidadãos).

    Teve como promotor o ICEI (Istituto de Cooperazione Internazionale Econômica) em Milão em parceria com  a Comune di Milano.

      A ALCC é a entidade promotora em Lisboa em parceria com a CML – Câmara Municipal de Lisboa.

      E em Barcelona teve como entidade promotora a Fedelatina – Federação de Entidades Latinoaméricanas de Catalunya e em parceria com o Ajuntament de Barcelona

Descrição

      A participação dos jovens imigrantes é um elemento central na integração que tem perfis comuns, com problemas semelhantes em relação à participação social.

     As atividades do projecto, pretendeu aprofundar o debate sobre os processos de integração de jovens imigrantes em Milão, Barcelona e Lisboa, valorizando a contribuição e propostas dos jovens de origem estrangeira.

     Permitiu uma comparação das melhores práticas para a coesão e integração social, com a participação de órgãos públicos, jovens, associações do terceiro sector e autarquias.

Descrição

     O projecto teve como objectivo principal contribuir para o fortalecimento da participação cidadã dos jovens de origem estrangeira e facilitar a sua inclusão no debate sobre as medidas nacionais e europeias. Visa ainda promover o diálogo estruturado e o intercâmbio de melhores práticas entre as três cidades europeias, reforçando a liderança de jovens de origem estrangeira na formulação de propostas a partir do nível micro (local) incidirá sobre as políticas europeias que os afectam.

População Alvo

Jovens (entre 18 e 29) provenientes de países terceiros ou filhos de imigrantes de países terceiros das três cidades.

Atividades do Projeto :

Implementação

     A iniciativa contou com diversas etapas na sua implementação, onde foi possível implementar um conjunto de actividades a nível local nas três cidades.

     Decorreram reuniões e visitas de boas práticas entre as três cidades com temas como o emprego e formação, politica e cultura.

   Realizou-se investigação que através de pesquisa, entrevistas, questionários e focus group proporcionaram a discussões em momentos informais com o objectivo de promover o diálogo e a reflexão sobre questões complexas dos imigrantes.

   Houve ainda um conjunto de workshop estruturado com organizações do terceiro setor e representantes das autoridades locais sobre as perspectivas de melhores ferramentas para a participação cívica dos cidadãos de origem estrangeira.

  Reuniões estruturados com formas inovadoras, para obter momentos de diálogo que incluiu ferramentas participativas e metodologias para garantir a participação activa dos jovens com menos oportunidades.

   Promover a participação das redes locais de entidades públicas / privadas que trabalham sobre a temática.

  Houve ainda oportunidade dos jovens participarem nas visitas internacionais de modo a troca de boas práticas no contexto da integração de jovens imigrantes, compartilhar experiência na integração e participação do cidadão e aprofundar o conhecimento de boas práticas locais.

   No final do projecto foi organizado um seminário em Bruxelas, a fim de expor as experiências e os conteúdos que emergiram durante a implementação do projecto, tendo a presença de governantes nas questões da juventude, que foi implementada o projecto e possíveis jovens e que contou com um momento único.

Entidade Promotora e Coordenadora

ICEI (Istituto de Cooperazione Internazionale Econômica)

Intervenção e organizações parceiras

Itália (Milão):

  • ICEI – Istituto Cooperazione Internazionale Econômica
  • Comune di Milano

Portugal (Lisboa):

  • ALCC – Associação Lusófona Cultura e Cidadania
  • CML – Câmara Municipal de Lisboa

Espanha (Barcelona):

  • Fedelatina – Federação de Catalunya de Entitats Llatinoamericanes
  • Ajuntament de Barcelona