Feira do Empreendedorismo

FEIRA DE EMPREENDEDORISMO MIGRANTE – 2019 

Decorreu nos dias 4 e 5 de maio – Museu de Lisboa/Palácio Pimenta, a II Edição da Feira do Empreendedorismo – ideias com Futuro.

O Evento reuniu expositores oriundos de vários países entre eles, o Brasil, Alemanha, França, Moçambique, Chile, Colômbia, Filipinas, Síria, Ucrânia, Angola, Cabo Verde, Paraguai, entre outros países, ligados às novas tecnologias, gastronomia, moda, artesanato, beleza decoração e artes, entre outras, marcaram presença na edição de 2019. O Evento pretendeu estimular a criação, expansão e diversificação de negócios sustentáveis, ao mesmo tempo promover o empreendedorismo como estilo de vida dos migrantes.

Esta segunda edição da FEM ficará marcada também pelo lançamento da Associação Empresarial de Migrantes e Refugiados de Portugal (AEMIREP), uma associação sem fins lucrativos, que visa a “defesa dos interesses dos migrantes e refugiados, contribuindo para o desenvolvimento económico nacional e reforçando a ligação económica entre os países de origem e Portugal”.

Com o aceleramento da economia portuguesa e o encerramento das fronteiras nos Estados Unidos e, em breve, no Reino Unido, dois dos destinos preferidos pelos brasileiros, Portugal apresenta-se como uma alternativa, não só para brasileiros, mas também para franceses, britânicos e italianos e a comunidade da América latina, que são atraídos, sobretudo, pelos benefícios fiscais oferecidos pelo Estado português, que pretende captar trabalhadores qualificados e reformados. Esta procura é considerada muito positiva, já que a sustentabilidade demográfica, económica e social necessita de um saldo migratório positivo. Com a diminuição da natalidade e o aumento da esperança média de vida, a viabilidade do país está em risco.

Se antes os imigrantes tinham pouca qualificação, atualmente verifica-se que quem vem pertence a uma classe média e média-alta, apostada em criar o próprio emprego. Trata-se de uma população que vem para ficar e que pretende “contribuir para Portugal, trazer os seus conhecimentos, aplicar aqui a sua profissão, investir.

Empreendedores com negócio formalizado ou ideias de negócio contacte:

Informações: redeimigrapt@gmail.com

FEIRA DE EMPREENDEDORISMO MIGRANTE – 2018

 

No contexto da edição de 2018 da Feira do Empreendedorismo migrante a ALCC vai organizar a 2ª edição irá decorrer nos dias 4 e 5 de maio de 2019 no Museu de Lisboa/Palácio Pimenta e irá contar com cerca de 98 empreendedores, empresas públicas e privadas que trabalham em prol da integração dos migrantes.

Será um espaço para exposição de serviços e negócios e empresas, micro empreendedores individuais e potenciais empreendedores; Palestras e seminários sobre temáticas de empreenderíamos; Orientação, consultoria e soluções para gestão empresarial (p.e. Contabilidade,  entre outros); Espaço de networking; Informação para acesso ao crédito, momentos culturais entre outros.

Informações: redeimigrapt@gmail.com

Com foco na integração dos migrantes na sociedade portuguesa, a Associação Lusofonia – Cultura e Cidadania- ALCC, realizou nos dias 26 e 27 de Maio de 2018, no Museu de Lisboa/Palácio Pimenta a1ª edição da Feira do Empreendedorismo Imigrante, é um evento que pretende estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de negócios sustentáveis e difundir o empreendedorismo como negócio e estilo de vida dos migrantes.

 

A FEI- Feira do Empreendedorismo Imigrante, realizado pela ALCC, com o financiamento da Câmara Municipal de Lisboa e apoiado pela EGEAC -Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, Alto Comissariado para as Migrações e IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 

O Evento reuniu num só espaço 48 empreendedores com uma diversidade de negócios como, o Artesanato, Saúde e Beleza, Comunicação Social, Consultoria, Design, Eventos, Formação, Limpeza, Moda, Música, Restauração, Transporte, entre outros.